Prevenção consiste na redução da demanda do consumo de drogas. Neste caso, as ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas, não usem, diminuam ou parem de consumir drogas.
Existem três níveis de prevenção, cada um com os seus objetivos próprios:
A prevenção primária quer evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto as pessoas que ainda não experimentaram, ou jovens e adolescentes que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso.
A prevenção secundária tem como objetivo atingir as pessoas que já experimentaram e que fazem um uso ocasional de drogas, com intuito de evitar que o uso se torne nocivo, com possível evolução para dependência. Na prevenção secundária o Desafio Jovem esta preparado para orientar e trabalhar este problema de forma preventiva afim de evitar danos maiores a vida.
A prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Portanto esta abordagem já é mais especifica e necessita de uma intervenção direta, pois o individuo já não tem mais o controle da sua vida.
O Desafio Jovem esta preparado para trabalhar esta questão e auxiliar o individuo a restaurar os seus valores e principalmente o controle da sua vida. Assim, o objetivo da prevenção terciária é eliminar as conseqüências de um uso já continuo e intenso sendo, em geral, estratégias voltadas para a reabilitação e reinserção social do indivíduo.
Fonte: DJ de Rio Claro - Sp - Global Teen Challenge